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FAQ – Dúvidas frequentes

O que é um curso Lato Sensu?

Trata-se do segmento de educação continuada, com o objetivo de aprofundar, aprimorar e permitir reflexão sobre os conhecimentos acadêmicos e profissionais obtidos. Enquadram-se como cursos de especialização, cursos de MBA (Master Business Administration) e similares.

A titulação recebida é de Especialista.

O que são os Cursos de Curta Duração?

São cursos focados na rápida qualificação dos profissionais, atendendo demandas personalizadas das organizações. Com conteúdo prático e alicerçado no conhecimento teórico mais atual.

O Instituto Cátedra possui alguns Cursos de Curta Duração no modelo presencial in company (ministrados em órgãos públicos e empresas privadas), e outros fornecidos através de ensino à distância (EAD).

Os Cursos de Curta Duração tem como objetivo capacitar os profissionais para aplicação imediata dos conhecimentos obtidos no ambiente de trabalho.

O Instituto Cátedra possui uma ampla rede de profissionais com comprovada experiência de mercado nas suas áreas de atuação, propiciando um aprendizado moderno e de qualidade.

Ao concluir um curso vou obter um Certificado?

Todos os cursos do Instituto Cátedra possuem certificado de conclusão.

No caso dos cursos de Pós-Graduação, os certificados são reconhecidos pelo Ministério da Educação, com a carga horária mínima exigida. O Certificado será entregue impresso ao aluno, de forma presencial ou enviado através de endereço fornecido pelo aluno.

Nos cursos dos cursos de Curta Duração, os certificados são emitidos digitalmente, comprovando conteúdo programático e carga horária.

Os Cursos de Pós-Graduação são reconhecidos pelo MEC?

Sim.

Os cursos de Pós-Graduação do Instituto Cátedra seguem as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, do Ministério da Educação, que normatizam os cursos de especialização em nível lato sensu.

Além disso, os cursos de Pós-Graduação do Instituto Cátedra adequam seu conteúdo programático para aprovação das carreiras públicas alvo, com vistas às progressões funcionais dos profissionais.

Quando posso realizar um curso de Pós-Graduação Lato Sensu?

Os cursos são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.

Há disponibilização de material didático?

Sim. O aluno recebe um material de apoio digital (arquivos digitais, compostos pelo material teórico do curso em formato .pdf e/ou por vídeos complementares de acordo com cada disciplina).

Como funciona o sistema de avaliação?

A avaliação será realizada por meio da participação em sala de aula e de atividades individuais e em equipe desenvolvidas a partir das propostas de cada curso previstas no Projeto Pedagógico.

Em caso de perder algum módulo da Pós-Graduação, quais as consequências?

O Instituto Cátedra segue as normas determinadas pelo MEC, ou seja, o aluno precisa ter uma frequência mínima de 75% da carga horária prevista para obter o certificado de conclusão da Pós-Graduação. Portanto, o aluno poderá perder no máximo 25% da carga horária prevista.

No entanto, o aluno terá a chance de efetuar um trabalho de um determinado módulo caso avise com antecedência mínima de 15 dias ao coordenador do curso a impossibilidade de comparecer em sala de aula. Neste caso, e entregando o trabalho solicitado, o aluno terá a falta abonada.

Em caso de desistência num curso de Pós-Graduação, quais as consequências?

O aluno pode solicitar o cancelamento do curso a qualquer tempo. No entanto, deverá arcar com os custos relacionados à carga horária já cursada e multa rescisória, conforme previsto em contrato a ser assinado.

Em caso de desistência de um Curso de Curta Duração EAD contratado, o que acontece?

O aluno pode solicitar o cancelamento do curso a qualquer tempo. Contudo, uma vez iniciado o curso e acessado o conteúdo disponível, não haverá devolução de valores.

Qual o procedimento para o cancelamento de um Curso de Curta Duração EAD contratado?

O aluno deverá informar o Instituto Cátedra através do email secretaria@idcatedra.com.br, informando, com exatidão, o nome do contratante, forma de pagamento utilizada para aquisição do curso, data da aquisição, e o curso que deseja cancelar.

Realizada a comunicação, o Instituto Cátedra dará seguimento aos procedimentos necessários.

Uma vez contratado um Curso de Curta Duração EAD, há um prazo para cursá-lo?

Sim.

Em caso de contratação de um Curso de Curta Duração, o mesmo ficará disponível para o contratante por um período de 6 meses após a confirmação de pagamento do mesmo, ou período inferior até a emissão do Certificado Digital.

No caso da contratação de um combo (cursos combinados ou conjuntos) o prazo disponível para acesso pelo contratante estará disponível nas informações do curso.

Em caso de perda do prazo para conclusão de um Curso de Curta Duração EAD, o que ocorre?

Se o aluno, após contratar um Curso e Curta Duração, não concluir o curso durante o prazo fornecido, perderá o direito ao acesso do conteúdo e não fará jus a qualquer devolução dos valores investidos.

Qual o procedimento de matrícula nos cursos oferecidos pelo Instituto Cátedra?

Nos cursos de Pós-Graduação oferecidos pelos Instituto Cátedra há uma taxa de matrícula que deve ser paga. Após a confirmação do pagamento, o aluno deverá enviar os documentos necessários para a formalização do contrato de prestação de serviço, para posterior assinatura. Após o contrato assinado, o aluno estará formalmente matriculado.

Atenção: o simples pagamento da taxa de matrícula não caracteriza matrícula efetivada.

Nos Cursos de Curta Duração EAD não há exigência de taxa de matrícula.

Inscrevi-me num curso, mas a turma não atingiu a quantidade mínima de alunos para iniciar. O que ocorre?

No caso de uma turma de Pós-Graduação não atingir o número mínimo de alunos previsto ou, por motivo de força maior, o Instituto Cátedra se reserva o direito de alterar datas ou cancelar o curso. No entanto, fica assegurado ao aluno o recebimento integral do valor já pago.

Quais são as formas de pagamento?

O aluno deve, primeiramente, através do site idcatedra.com.br, efetuar o pagamento da Taxa de Matrícula, e enviar o comprovante do pagamento para o email: secretaria@idcatedra.com.br.

Após a secretaria receber o comprovante de pagamento da Taxa de Matrícula, o aluno será orientado sobre as formas de pagamento disponíveis e que estarão presentes no contrato.

As formas de pagamento disponíveis atualmente são:

  • boleto bancário;
  • transferência bancária;
  • cartão de crédito.

 

Há a assinatura de Contrato na contratação de algum curso de Pós-Graduação?

Sim. A contratação com os cursos de Pós-Graduação do Instituto Cátedra será realizada através da assinatura de contrato específico, onde constarão o detalhamento do serviço contratado.