fbpx
investir em Conhecimento

Investir em Conhecimento: 7 Benefícios

  • 5 março, 2020
Autor: Cel PM Clarindo Alves de Castro
Coordenador de Pós-Graduação Instituto Cátedra

Recentemente concedi uma entrevista sobre minha trajetória na Área da Inteligência, como tudo começou e como investir em conhecimento foi vital para minha carreira profissional nesta atividade.

Ao avaliar de forma mais objetiva esta questão, identifiquei 7 pontos que, de acordo com minha experiência de mais de 30 anos, formam os principais benefícios em se investir em conhecimento.

Os 7 Benefícios de se investir em Conhecimento

1. Ampliação de conhecimento e repertório cultural

O Fato de estudar e dialogar com outros profissionais faz com que seja ampliada a gama de conhecimentos que passamos a ter, pois nos deparamos com informações, contextos e novos pontos de vista.

Esta troca de informações, além de ampliar nossos conhecimentos, faz com que nossas experiências sejam diversificadas, fazendo-nos perceber novos padrões, ampliando assim nosso repertório cultural. Isto nos permite ter uma visão mais preparada para entender os desafiadores cenários não só da Atividade de Inteligência, mas do cotidiano profissional e pessoal.

2. Aprofundamento de conhecimento

É muito provável que você já tenha certo conhecimento da área que deseja fazer um curso. Nos dias atuais, o acesso à informação é pleno, permitindo que rapidamente acessemos conteúdos que nos interessam.

Assim, ao efetivamente investir em um conhecimento específico, você estará aprofundando seus conhecimentos nesta área que escolheu. Seu conhecimento passará de um nível raso ou intermediário para um nível mais profundo e, consequentemente, te tornará mais preparado para atuar e utilizar este conhecimento na área de estudo.

3. Ampliação da Rede de Contatos (Network)

Ao frequentar uma turma de um curso, presencial ou mesmo EAD (Ensino à Distância), você entra em contato com colegas de profissão e profissionais de outras áreas, estabelecendo novas relações e desta forma ampliando sua rede de contatos. Como se diz no mundo corporativo, “fazendo network”.

Minha experiência profissional já demonstrou, como relatei, que as conexões que fiz ao longo da carreira foram fundamentais para meu desenvolvimento e crescimento profissional. Por certo, uma rede de contatos em constante crescimento ajudará muito sua trajetória profissional.

4. Qualificação da Rede de Contatos

Ainda em relação à rede de contatos, porém, quando estamos focados em uma pós-graduação específica, não só estamos ampliando nossa rede, mas também qualificando-a.

Ou seja, além de novos contatos, teremos novos contatos também focados em uma área que estamos investindo. Isso significa que sua rede de contatos estará crescendo dentro da área em que você deseja se desenvolver, logo, mais oportunidades surgirão exatamente nesta área.

5. Obtenção de informações privilegiadas

O que acontece quando você entra em contato com pessoas que são especialistas e estudam determinado assunto? Você passa a receber informações extremamente qualificadas sobre este assunto.

Por estar em contato com especialistas ou futuros especialistas, você poderá obter informações preciosas, que dificilmente encontraria em outros ambientes menos especializados. E isto pode fazer toda a diferença dentro do seu planejamento profissional.

6. Aumento de oportunidades profissionais

Estudos recentes mostram que há no Brasil muitas oportunidades de emprego, porém há um déficit de profissionais qualificados para ocuparem estas vagas.

Ao se investir em conhecimento, seu currículo evolui, e isto te capacita a concorrer a melhores cargos de trabalho, que exigem mais preparo e conhecimento técnico.

Se você está lendo este artigo, certamente já deve ter se deparado com uma destas situações: obteve uma vaga ou promoção pois estava qualificado para tal, ou, o contrário, foi recusado em uma seleção pois outro profissional estava melhor posicionado (qualificado) para tal oportunidade.

Independente da situação, isto é claro e cristalino: quanto mais qualificado você for, mais e melhores oportunidades estarão a sua disposição.

7. Satisfação Pessoal

E chegamos ao último item de nossa lista e, talvez seja o mais importante: a satisfação pessoal.

Dentro do funcionalismo público (e também na iniciativa privada) é comum nos depararmos com rotinas que se repetem dia após dia.

Em pouco tempo realizamos nossas tarefas de forma tão automática que é como se nem estivéssemos presentes. E isso, no longo prazo, é muito prejudicial para a mente humana.

Nosso cérebro gosta de ser instigado, de superar dificuldades. Nos sentimos mais vivos, mais satisfeitos, mais felizes quando enfrentamos e superamos desafios.

Manter-se estudando é uma das formas mais eficientes em se manter feliz na profissão, pois assim nosso cérebro segue curioso e nossa mente mais vívida. E isso é ótimo.

Comente sobre este artigo