fbpx
Conhecimento científico

Metodologia como Estratégia Colaborativa na Construção do Conhecimento Científico

  • 19 junho, 2020

A Metodologia desenvolve habilidades de comunicação da pesquisa científica, colabora na definição de técnicas e métodos de investigação, organiza o trabalho e otimiza o tempo do pesquisador. Uma alternativa que auxilia os passos da vida estudantil de qualquer aluno e fundamental na construção do Conhecimento Científico. Como defende Pedro Demo, a MC representa o “estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. Não é um conhecimento que serve somente para os grandes pesquisadores, é uma aliada dos estudantes, à medida que aprimora o pensamento crítico, estimula a criatividade e curiosidade, além de incentivar a construção de projetos de vida.

Conforme sua função, serve para subsidiar a organização das leituras e pesquisas, igualmente, indicar o caminho na busca do saber, planejar e desenvolver hábitos de estudo e técnicas de trabalho que tornem realmente produtivas as leituras, tão preciosas e muitas vezes mal aproveitadas. Incentiva o leitor-pesquisador a planejar o tempo, estabelecer cronograma, metas, objetivos e resultados esperados, em outras palavras, trabalhar foco e direcionamento, logo, é um conhecimento para a vida, porque a complexidade dos problemas exige buscar alternativas por meio da observação e da pesquisa para atualizar conhecimentos e melhorar a prestação do serviço no mundo do trabalho.

Quando refletimos sobre o papel da Metodologia, fica evidente sua contribuição para a trajetória de formação profissional, construção do conhecimento científico, do fazer ciência, pois sugere métodos e técnicas que propicia o conhecimento, busca evidências, argumentos e promove questionamentos acerca dos limites da ciência sob os aspectos da capacidade de conhecer e de interferir na realidade. Esta intervenção é um dos desafios, porque precisa vencer a distância entre a Ciência e a sociedade, tarefa tão importante em tempos em que achismos têm tido protagonismo em temas tão caros para o bem estar, equilíbrio, saúde e segurança das pessoas.

A Metodologia possui um legado atual, está presente no processo educativo (nas relações de ensino-aprendizagem) e na formação humana. Neste processo não se concebe a educação descolada do tripé: ensino, extensão e pesquisa. A Metodologia é o primeiro passo da pesquisa, uma vez que ajuda sistematizar o conhecimento, avançar a ciência e promover um mundo melhor, e isso é importante para todos os segmentos da humanidade.

Além das questões já elucidadas, nas quais a metodologia é essencial, tendo em vista que auxilia no planejamento, ou seja, é o caminho tracejado pelo pesquisador para alcançar os objetivos da pesquisa científica, ela favorece a autonomia, a criatividade, aguça a curiosidade natural das pessoas, porque nascemos todos pequenos cientistas. Quando crianças interrogamos aos mais velhos sobre tudo, com o passar dos anos essa curiosidade diminui.

No contexto metodológico, a trajetória de pesquisa resgata a mente e o olhar curioso, na medida em que precisa assumir o protagonismo da formação e evitar a subordinação completa, que nos torna submissos e acríticos. É preciso investir em muitas leituras, planejamento, habilidades de comunicação, bem como escrever de uma maneira que todos entendam as descobertas e contribuições. Por fim, todas essas questões vêm ao encontro do mundo das tecnologias e das mudanças, em que dois grandes desafios são importantes: disciplina e resiliência. Disciplina no sentido de cumprir as responsabilidades específicas do planejamento.

O que se espera no mundo atual são alunos e profissionais autônomos, pensamento crítico e criativo, para o qual não se concebe um comportamento servil em meio a tantas possibilidades de adquirir conhecimentos e fazer ciência. Esta muda o mundo, nosso olhar e nos torna mais humanos frente a adversidades, violência, discriminação, preconceitos e ausência do cumprimento dos direitos fundamentais.

A ciência rompe com a experiência cotidiana, colocando os objetos dessa experiência à luz de novos conceitos, novos significados, que revelam propriedades e relações não disponíveis para a percepção de senso comum. Nesse sentido, é possível afirmar que o enfoque do conhecimento científico alarga e torna mais complexa a realidade, e, por isso, se torna urgente aproximar a ciência do cotidiano e tomar decisões estratégicas com base cientificas, nisso urge o reconhecimento e a importância do papel da metodologia científica no cenário acadêmico, técnico e profissional.

Por Sônia Cristina de Oliveira
Doutora em Educação, Psicóloga, Especialista Psicopedagogia e em Dinâmica de Grupo

Comente sobre este artigo