fbpx
Defensoria Pública

Instituto Cátedra inicia turma de Pós-Graduação da Defensoria Pública MT

  • 26 fevereiro, 2021

Contratada pela Escola Superior da Defensoria Pública de Estado de Mato Grosso (ESDEP MT), via Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPMT), este curso de Pós-Graduação tem por objetivo capacitar seus servidores da defensoria com conhecimentos da Atividade de Inteligência, uma área do conhecimento estratégico nos tempos atuais. Esta ação reforça o caráter pioneiro da DPMT.

Importante dizer que a DPMT foi responsável pela criação da Primeira Unidade de Inteligência Defensorial do Brasil, colocando-se na vanguarda de sua esfera de atuação.

Estrutura Curricular do Curso

O curso segue uma estrutura curricular atualizada com o contexto local e global em que vivemos, tornando ainda mais relevante e de vanguarda os conhecimentos abordados. Veja a seguir:

• Introdução à Atividade de Inteligência
• Arcabouço Legislativo de Inteligência
• Planejamento Estratégico de Inteligência
• Contrainteligência Clássica
• Segurança Cibernética
• Produção de Conhecimento de Inteligência
• Operações de Inteligência
• Novas Fronteiras da Inteligência de Estado
• Metodologia Científica

Aula inaugural do Curso de Pós-Graduação da Defensoria Pública

Iniciado em 25 de fevereiro de 2021, o curso de Pós-Graduação terá em sua aula inaugural o professor Luiz Antonio Peixoto do Valle.

Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação Assis Chateaubriand e em Administração de Empresas pela Faculdade Bennett. Pós-graduado em Política e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou em diversas empresas estrangeiras e brasileiras nas áreas de administração, financeira e auditoria, bem como nos cargos de Auditor, Controller e Diretor, tais como: – Royal Bank of Canada – Price Waterhouse – SHV Energy – Lora & Consultores Associados – Grupo Rangel.

Atualmente é sócio-diretor da LAPV Consulting há cinco anos. Tem como foco de atuação principal as áreas de Planejamento Estratégico, Auditoria, Controladoria, Orçamento, Inteligência e Segurança Orgânica.

Na área acadêmica foi Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) nos cursos de MBA durante treze anos. Ministrou diversas aulas como Professor convidado do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ). Ministrou aulas na UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) em cadeiras relacionadas a Economia. Ministrou aulas na EMAM – Escola da Magistratura Mato Grossense na área de Contabilidade.

Na área de Atividade de Inteligência já proferiu aulas e palestras em várias instituições, dentre as quais: – GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – MPE/MT), – Diretoria de Inteligência da Policia Militar, – CFO (Curso de Formação de Oficiais) da PM/MT; – Gerência de Inteligência Penitenciária da Secretária de Justiça e Direitos Humanos; e – ADESG/MT (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra). Possui vários artigos publicados sobre Inteligência Estratégica e Geopolítica em sites e revistas.

O Instituto Cátedra tem orgulho em fazer parte desta história pioneira e enorme satisfação em poder colaborar com a disseminação de conhecimento que certamente trará profundo e ressonante impacto positivo em nossa sociedade.

Comente sobre este artigo