fbpx

Consciência Situacional: o que é e porque este conceito é tão importante

  • 17 novembro, 2022

A consciência situacional é a capacidade de identificar os elementos em um ambiente em um determinado tempo-espaço, ou seja, em um evento específico que esteja ocorrendo. Você é capaz de perceber, entender e antecipar uma ação estratégica.

Também conhecida como consciência de situação, a consciência situacional é uma técnica, um método. Mas também um estado de saber o que está realmente acontecendo quando um evento relevante está em andamento. 

É uma técnica porque existe método para se alcançar este saber real e completo acerca de um evento. É um saber, pois o gestor, o empresário, uma autoridade pública, um piloto de aeronave, enfim, quem necessita urgentemente estar a par de uma situação para tomar uma decisão; obtém conhecimento acerca dos atores envolvidos, da dimensão dos danos existentes, se for o caso, de desdobramentos possíveis, ou seja, uma visão clara e consciente do cenário que se projeta. Este saber, este conhecimento verdadeiro acerca de um evento relevante permite a rápida tomada de decisão, de forma consciente, com a possibilidade de se prever as consequências oriundas de cada linha de ação tomada. 

Além da tomada de decisão consciente e rápida, a consciência situacional permite ao decisor mitigar os efeitos da desinformação e propagação de fake news, tão comuns hoje em dia.

De onde surgiu o termo Consciência Situacional?

O termo consciência situacional, em português, vem da tradução literal do termo em inglês Situational Awareness. O termo surgiu nos Estados Unidos nos anos 80, mas as grandes publicações acerca do tema foram estabelecidas nos anos 90.  

A consciência situacional se originou a partir do contexto militar e aviação. Autores renomados afirmam que a consciência situacional permite um estado de saber que, por consequência, se concretizará em uma forma de tomada de decisão induzindo a redução de erros.

Onde pode ser empregada?

A consciência situacional, ou consciência de situação, pode ser empregada em diversas áreas que exigem decisões importantes. Estas decisões podem ser em nível estratégico, mas comumente são nos casos táticos e operacionais (decisões urgentes com efeitos rápidos) que as técnicas de consciência situacional são mais bem verificadas.

Abaixo algumas áreas de ampla utilização e outras com uso potencial:

  • Gerenciamento de Crises
  • Elaboração e Operacionalização de Planos de Contingência e Continuidade
  • Centros de Comando e Controle de Órgãos de Segurança Pública
  • Aviação Civil e Controle de Tráfego Aéreo
  • Transporte de Cargas Rodoviárias
  • Centros de Comunicação Corporativa
  • Assessorias Públicas

Quais as técnicas empregadas na Consciência Situacional

Várias áreas do conhecimento agregam a metodologia para aprimoramento da Consciência Situacional.

Habilidades e expertises que se complementam e que utilizadas em conjunto permitem ao tomador de decisão obter o que se espera da consciência situacional: saber o que realmente está ocorrendo em tempo real, ou tempo hábil para a decisão tomada ser eficaz.

Algumas técnicas e definições empregadas são:

  • Cegueira não intencional ou cegueira à mudança
  • Neurociência – Conceitos de Observação e Previsão
  • Postura de observador
  • Linguagem Corporal – Escuta ativa
  • Tipos de erros humanos
  • Estados e níveis de Alerta
  • Fatores negativos que influenciam a Consciência Situacional (“SA Demons”)
  • Comunicados e Informes de Inteligência

Alguns eventos relevantes onde a Consciência Situacional foi necessária

O Cerco à Cidade de Criciúma/SC

Em dezembro de 2020 um ataque com cerca de 30 homens armados aterrorizou a cidade de Criciúma, localizada na região sul do estado de Santa Catarina.

Durante a madrugada, a quadrilha colocou um caminhão incendiado em frente à sede da Polícia Militar na cidade, impedindo assim que as forças de segurança saíssem para enfrentamento. Cidadãos foram feitos reféns no centro da cidade. Posteriormente a quadrilha explodiu uma agência no Banco do Brasil, levando o dinheiro que ali havia. Toda a ação durou cerca de 3 horas e o bando fugiu. 

A quadrilha utilizou explosivos, fuzis e uma metralhadora calibre .50, esta última utilizada apenas pelas Forças Armadas.

Neste caso, um evento nunca ocorrido, com agressividade e poder bélico extremos, colocaram as forças de segurança (Polícia Militar e Civil), as autoridades públicas (desde o Secretário de Estado de Segurança de Santa Catarina até o Governador) e a própria população da cidade em risco e estado de alerta máximo.

  • O que estava acontecendo?
  • Quantos eram os agressores?
  • Que armas possuíam?
  • Onde estava a Polícia? Quais os batalhões mais próximos? O reforço aéreo poderia chegar em quanto tempo?
  • Havia vítimas?
  • As forças de segurança de cidades vizinhas poderiam chegar em quanto tempo? A quadrilha havia bloqueado as vias?

Nota-se que este caso é emblemático para a necessidade da consciência situacional por parte dos tomadores de decisão. Muitas perguntas pertinentes e urgentes precisavam de respostas rápidas.

 

NSC Total

O Milagre do Rio Hudson em 2009

Em 15 de janeiro de 2009 um avião da companhia aérea Airways efetuou um pouso forçado no Rio Hudson, em Nova York. O evento foi chamado de “O Milagre do Rio Hudson”, pois a decisão do piloto contrariava as orientações dos controladores de vôo. Estes orientavam que o piloto pousasse a aeronave em uma pista próxima.

O piloto e o copiloto, em curto espaço de tempo precisaram tomar uma decisão. De posse de sua expertise, dos protocolos de emergência, das informações que possuíam dos problemas mecânicos que o avião enfrentava, e da análise dos possíveis cenários que surgiriam caso seguissem as orientações da torre de controle ou se tentasse pousar no rio, estabeleceram uma consciência situacional e tomaram uma decisão.

Este fato se tornou um filme chamado Sully (nome do piloto), lançado em 2016. Por volta dos trinta minutos do filme é possível verificar a consciência situacional estabelecida entre piloto e copiloto durante um diálogo entre os dois. O evento se tornou um case de estabelecimento de consciência situacional em situação extrema.

 

Associated Press / AP/Superinteressante

 

Warner Bros

Diversos outros casos de repercussão nacional e mundial poderiam ser citados. Mas no dia a dia das empresas e órgãos públicos a falta de consciência situacional adequada enseja a perda de vidas e milhões em recursos.

É possível aprender Consciência Situacional?

A consciência situacional é uma habilidade pessoal de cada um. Isto é uma verdade quando se considera que cada pessoa possui um nível de conhecimento, habilidades, capacidade de percepção e fontes de dados e informações diferentes.

A maneira como lemos uma situação é influenciada por muitas variáveis. Por exemplo, como o tipo de informação que recebemos, nossa própria experiência, e as distrações em um ambiente de trabalho, ou sala de crise.

A Atividade de Inteligência Estratégica, quando aplicada, pode suprir o desafio de se obter dados e informações oportunas e confiáveis.

Já as habilidades de percepção e foco no problema desenhado podem ser desenvolvidas com teorias e exercícios próprios. Os famosos Jogos de Negócios, tão aplicados hoje em dia em escolas para executivos, nada mais são que colocar os alunos frente à problemas reais em uma realidade fictícia. Estes jogos têm como objetivo aprimorar a consciência situacional destes profissionais para que, quando enfrentarem problemas reais no dia a dia das empresas, possam tomar decisões mais conscientes e rápidas.

Simuladores de voo para treinamento de pilotos tem o mesmo objetivo. Simular os desafios reais em ambiente controlado para que, quando necessários, os pilotos tomem decisões com menores riscos a partir da consciência situacional percebida.

Então sim, é possível aprimorar a praticar técnicas para uma maior consciência situacional. E se tornar um profissional muito mais preparado e valioso.

Onde você pode aprender mais sobre Consciência Situacional e sobre a Atividade de Inteligência Estratégica?

O Instituto Cátedra oferece o Curso de Pós-Graduação EAD em Inteligência Estratégica, que tem por objetivo especializar profissionais que desejam atuar na área de Inteligência de instituições públicas, desenvolver setores de Inteligência em seus órgãos, ou profissionais de instituições privadas que desejam agregar as valiosas ferramentas de Inteligência em seus ramos de atuação.

Uma das principais características da Atividade de Inteligência é justamente levantar informações que propiciem uma consciência situacional sólida.

Comente sobre este artigo