fbpx

Gefron-MT Capacita Policiais em Inteligência

  • 1 fevereiro, 2023

Em janeiro de 2023, o Gefron – Grupo Especial de Segurança de Fronteira, ofereceu o primeiro Curso Base de Inteligência a 41 policiais de Mato Grosso e outros cinco estados: Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O curso abordou as experiências em ações de inteligência no combate a crimes em regiões de fronteira com a Bolívia. Com cerca de 124 horas-aula divididas em aulas teóricas e práticas, o curso contou instrutores do próprio Gefron e também com policiais com vasta experiência na área de inteligência de outros estados, elevando ainda mais o nível técnico da capacitação.

O Coordenador Técnico do Instituto Cátedra, Coronel PMMT Clarindo Alves de Castro, foi um dos ministrantes do curso.

Cel PMMT Clarindo castro ministrando curso Gefron-MT
Cel PMMT Clarindo Alves de Castro ministrando Curso de Inteligência Gefron-MT

O tenente-coronel PM Manoel Bugalho Neto, coordenador do Gefron MT, destaca que a capacitação é componente da Política de Capacitação Continuada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), aprimorando assim de forma constante a atuação no enfrentamento aos crimes em regiões de fronteira.

“As informações e o conhecimento compartilhados no curso auxiliam as tomadas de decisões de nível estratégico, tático e operacional, permitindo a adoção de medidas assertivas, tanto preventivas quanto repressivas. Neste contexto, o aperfeiçoamento permite trazer melhores resultados nas ações de enfrentamento aos crimes na região de fronteira do Brasil com outros países sul-americanos.

Leia nosso artigo sobre Tomada de Decisão

Além de policiais do Gefron -MT, participaram do treinamento agentes da Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal

De Mato Grosso, além dos policiais do Gefron de Mato Grosso, também participam das aulas agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e soldados do Exército Brasileiro.

Esta primeira turma do curso também é composta por agentes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) do Acre, do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) de Mato Grosso do Sul, do Batalhão Policiamento de Fronteira (BPFron) do Paraná, do Comando de Operações de Divisas (COD) de Goiás e da Polícia Militar de Santa Catarina.

O Instituto Cátedra tem imenso orgulho em poder colaborar uma vez mais com a capacitação de agentes de instituições tão importantes para a segurança do território nacional.

Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública – Sesp
Foto: Sesp – Divulgação

Comente sobre este artigo